Os sonhos são o pior pesadelo do Homem. Nascem e crescem em qualquer recanto da nossa mente. Ninguém os semeia nem planta mas, nascem. Nascem cintilantes, são mágicos. Crescem cedendo motivação e energia e, enquanto vivem, já não passam de uma mera ilusão. Ao morrerem, reúnem um pedaço da nossa vida e felicidade e, desaparecem com ele.
A ilusão é apenas a magia sem a credibilidade. Existem mágicos para crianças e ilusionistas para adultos. A vida é um emprego e a felicidade o salário. Quando o salário é baixo ou inexistente, o emprego fica em sérios riscos de terminar. Inexplicavelmente, o empregado tem uma forte resistência a um trabalho que deixou de ser remunerado. Persiste. Insiste na ilusão como se o fim, não fosse a melhor de todas as soluções…
Inferências... A perplexidade do ser… A inexistência da plenitude e da conformidade… A incapacidade no funcionamento… A existência fixa num suporte feito de cristais de ar… A viscosidade do movimento provido pela inteligência… A distância desmedida das nossas preciosidades… A disparidade funcional…
O tempo passou. A nossa progressão foi tão tremenda que, a regressão já quase tem a mesma dimensão. A velocidade fragiliza a estabilidade. Ainda existem flores silvestres perdidas em campos nunca antes calcorreados. Há também, cerejas enfezadas e amargas, construídas pela natureza que agradam a todos os bichinhos que as comem excepto ao Homem, porque ele não faz parte da natureza. O Homem deixou de ser natural. Ele foi o maior erro da Natureza. Uma mutação certamente inesperada. Na natureza existem os parasitas toleráveis e os parasitas intoleráveis nefastos. O Homem é o único parasita intolerável e nefasto.
Existem aspectos positivos mas, estes tem tendência a desaparecerem, afastarem-se, ignorarem-nos ou então, nós próprios os desvalorizamos, ao ponto de deixarem de importar como algo positivo.
sábado, janeiro 22, 2005
Sonhos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Bem.. em todos os comentarios digo quse smp a mesma coisa.. porque simplesmente tocam mesmo uma pessoa.. então este acompanhado com musica acho que está msm 5estrelas.. adorei msm =))
Jinhusssssssssssssssssss da tua Larita =) **********
Não se pode apagar os aspectos positivos, é nosso dever criá-los, vivê-los, divulgá-los... Só quando os aspectos positivos reinarem é que não será o Homem nefasto parasita da Natureza. Mas isso não é uma mera utopia? Mas porque cá estamos? E porque não paramos com os nossos actos deploráveis? Não seremos elemento que alterará a História da Terra, como um meteorito ou outra qualquer acidente que terminou a Era dos Dinossauros?
Os sonhos é que conduzem o Homem, para o bem ou para o mal. Os sonhos e os retalhos metafísicos dão sentido e promovem a nossa existência. Sem crenças, sem esperanças, tudo pára. Se nos é concedido o poder de as ter, porquê amaldiçoá-las, porquê desistir delas, porquê subestimá-las? Não será o nosso dever alimentá-las? Mas há exageros desastrosos... Nada é perfeito. Mas porque se procura a perfeição? É outro sonho, mas este todos já perceberam que não é possível. Mas há esperança. É essa a esperança principal das nossas vidas?
Porque nos estamos sempre a questionar em vez de viver só? Mas se vivermos só erramos ainda mais e não damos valor ao que vivemos...
Nada é perfeito, tudo é questionável. Mas há sempre algo bom. Então os sonhos têm algo de bom. Deixemos os sonhos fluir e tenhamos cuidado com os sonhos dos outros, devemos ser prestáveis nos mesmos ou pará-los quando são negativos, porque é sonho de todos a perfeição e o Mal estraga-a, perturba os sonhos bons, tudo... Gozemos a liberdade enquanto não incomodarmos a de outrem. Aqueles que não a conseguem desfrutar é porque os sonhos de alguém lhe não permitem.
...
Não há fim...
Madalena
Nem revi o que escrevi nem sei se fui clara... Mas deixei escapar o que o post me acordou...
já estava com saudades de ler mais um texto tão genial.
não podes escrever de mes a mes.... deves escrever mais e mais!!!!
"Há também, cerejas enfezadas e amargas, construídas pela natureza que agradam a todos os bichinhos que as comem excepto ao Homem, porque ele não faz parte da natureza." isto é que não entendi!!! era alguma piada á minha pessoa?????????????? LOLLLL
ai os sonhos! suspiro
a do suspiro era eu!!!! CEREZA!!!!!!
Acho que se temos capacidade de conseguir satizfazer uma vontade nossa, não há porque razão chamar a isso um pesadelo. Desde que não ameace outra pessoa é claro. O sonho é e será a coisa mais bela que alguma vez possuimos.
"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança. "
O fim nunca será a melhor solução, a melhor realmente seria a morte, mas antes deixem-me errar umas quantas vezes para dar uso á vida. Iria ficar muito mal se não tentasse de tudo para conseguir alcançar um sonho.
Quanto a essa coisa de sermos parasitas.. Opá.. Não faço a mais pequena ideia do que dizer. Sei k a natureza sabe fazer-nos parar quando já são demasiados os nossos erros. Não me importa muito a razão pela qual aqui estamos, mas já que estamos, vamos dar tudo de nós, tudo o que pudermos dar.
Que coisa.. até fikei com sono.. pensar a esta hora, cansa.
******
Já to disse e volto a repetir achei fantástico principalmente a "primeira" parte, acho q s pode dividir em 3 partes este teu textito :P
Acho q numa primeira fase falas msm do titulo do texto "sonhos" mas dps divagas até uma outra pessoa "o tempo passou .. a nossa progressao foi tremenda que, a regressao já quase tem a msm dimensao.." acho q sei a q te referes (:
Dps falas do Homem cm ser abominavel :P retratas-"nos" smp assim lolol e d certa forma dou te toda a razao.
Mas falando da parte q mais gostei .. consideras msm q os sonhos sao o pior pesadelo? n concordo, até pq o q seriamos nós s n podessemos sonhar? é a unica forma d fugir à rotina do dia-a-dia, d irmos para um mundo só nosso em q tudo é perfeito, onde nos entendemos a nós proprios com facilidade, onde é tudo a preto e branco, sem tons à mistura.
"Existem mágicos para as crianças e ilusionistas para adultos" como esta frase é vdd ..
Bem acho q já me excedi lool
Espero q faças mais textos e q os exponhas, valem a pena ser lidos acredita.
Bjtus
*Marta*Nanuka*
Não posso estar mais em desacordo com este texto. Que seria da Humanidade sem o sonho? Os sonhos só são ilusão quando ficamos impávidos e serenos à espera que eles surjam e assistimos imóveis à sua dissolução. Sonhar exige movimento, exige acção, exige que utilizemos as nossas capacidades humanas para ir em frente e alcançarmos as nossas metas. É o medo que paraliza, que expulsa o sonho e o torna ilusão. Vençamos o medo, e o sonho tornar-se-á magia. A este respeito, deixo-te aqui dois pensamentos de Paulo Freire: “Sonhar não é apenas um acto político necessário, mas também uma conotação da forma histórico-social de estar sendo de mulheres e homens. Faz parte da natureza humana que, dentro da história, se acha em permanente processo de tornar-se... Não há mudança sem sonho, como não há sonho sem esperança...” “ O risco só tem sentido quando o corro por uma razão valiosa, um ideal, um sonho mais além do risco mesmo.” Quanto ao nosso papel de parasitas nefastos, parece-me um visão fatalista do ser humano que mais uma vez denota paralisia. Mas somos capazes de superar essa compreensão fatalista da nossa situação e dos nossos contextos através da nossa consciência. Se não o fizermos, se teimarmos nessa compreensão fatalista do ser humano, baixaremos os braços e desistiremos de lutar. Um beijo da alic :)*
Finalmente, voltaste a escrever :)
E como eu gosto de ler o que escreves :)
Apenas posso dizer, que, se não fossem os sonhos e as ilusões, que seria da maioria de nós? gosto de pensar nisso de maneira positiva. Preciso disso**
Gosto de sonhar Edgar!!!Mesmo sabendo que por vezes o que sonho não seria o melhor para mim,ou não seria possivel, mas sonho com o coração.Depois acordo e lá vem a razão...fazer das suas!!!Há sonhos realizáveis...outros nem por isso,não
passam apenas de isso mesmo..SONHOS.Mas são bons enquanto duram...*************Pa ti....mart
Enviar um comentário